Curso Avançado de Intervenção Musculoesquelética por Ultrassonografia

Sobre o Curso

A intervenção é uma modalidade cada vez mais presente na Radiologia e na SPR não poderia ser diferente. Para preparar os radiologistas para esse mercado que, com o crescimento da modalidade, exige cada vez mais protagonismo do radiologista na prática médica foi que a SPR desenvolveu esse novo curso híbrido.

O intuito do Curso Avançado de Intervenção Musculoesquelética por Ultrassonografia é proporcionar capacitação e estimular a atuação diagnóstica e terapêutica em procedimentos guiados por ultrassonografia nas áreas de medicina esportiva, ortopedia, reumatologia e doenças neuromusculares. O curso tem como objetivo a orientação e treinamento de práticas em nível avançado e, portanto, deve despertar o interesse de radiologistas que já tenham experiência prática em procedimentos guiados por ultrassonografia.

Na parte introdutória de cada módulo haverá a discussão de questões técnicas básicas e da anatomia diretamente envolvida nos acessos percutâneos, de forma que radiologistas que ainda não tiveram oportunidade de treinamento prévio nesta área possam aprender as diferentes técnicas disponíveis de forma segura e sistemática.  Serão discutidos os princípios básicos de procedimentos percutâneos guiados por ultrassonografia, os tipos de agulha disponíveis e as medicações mais utilizadas. Dentre os tópicos abordados estarão as infiltrações articulares e periarticulares, as técnicas de biopsia e aspiração percutânea, barbotagem e infiltração muscular de toxina botulínica.

Na parte prática os alunos serão distribuídos em pequenos grupos e poderão fazer rotação em diferentes estações, nas quais terão a oportunidade de contato com especialistas e treinamento hands on em phantoms realísticos. Dentre os tópicos abordados estarão as infiltrações articulares e periarticulares, infiltrações tendíneas e peritendíneas, técnicas de biópsia e aspiração percutânea, barbotagem e infiltração muscular de toxina botulínica.