28º Curso de Atualização em Imagem (Prof. Dr. Feres Secaf)
O Curso Feres Secaf foi realizado entre os dias 23 e 25 de agosto de 2024 no Hotel Tivoli Mofarrej. Neste ano a programação científica contou com sete especialidades do Diagnóstico por Imagem, destaque para o módulo de Urgências que foi realizado pela primeira vez.
Além do módulo de Urgências a 28ª edição contou com sessões de aulas de: Mama, Musculoesquele?tico, Tórax, Ultrassonografia Geral, Ultrassonografia em MSK e Urologia. Essa última foi o tema central do GERA 2024.
Junto com o Curso Feres Secaf foram realizados também o 10º Encontro de Residentes e Aperfeiçoandos, em parceria com a FAARDIT, e o 8º Curso Anual do GERA, que teve uma programação focada em Imagem em Urologia.
Sobre o Curso
O Curso foi realizado pela primeira vez em 1981, quando se firmou uma parceria entre o Prof. Dr. Feres Secaf, então professor da Escola Paulista de Medicina, e o Dr. Rogelio Moncada, professor da Loyola University, nos Estados Unidos. Naquela época, esses dois médicos desejavam criar um curso que promovesse a troca de conhecimentos entre os radiologistas das duas universidades.
Após sua primeira realização, a atividade passou a ocorrer quase que anualmente. Em 1994, a pedido do próprio Prof. Dr. Feres Secaf, a SPR assumiu a realização do curso. A partir desta data, o evento passou a se chamar “Curso de Diagnóstico por Imagem Prof. Dr. Feres Secaf”, apresentando uma programação dividida em duas frentes: Ultrassonografia e Ressonância Magnética / Tomografia Computadorizada.
Em 2008, o Curso de Atualização assumiu novo formato, passando a apresentar um programa científico dividido em módulos, focados nas subespecialidades do Diagnóstico por Imagem: Mama, Medicina Interna, Músculoesquelético, Neurorradiologia, Radiologia Geral, Tórax, Ultrassom em Ginecologia, Ultrassom em Obstetrícia e Ultrassom Geral.
Quem foi o Prof. Dr. Feres Secaf?
Médico radiologista formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), o Prof. Dr. Feres Secaf se destacou por sua obstinação, otimismo e respeito, características que marcaram sua carreira acadêmica e clínica.
Desenvolveu grande parte de sua trajetória na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp/EPM), onde passou por todas as etapas da docência, sempre se destacando por seu desempenho intelectual e dedicação. Em sua clínica, foi pioneiro ao receber a primeira máquina reveladora automática Kodak no hemisfério sul e um dos primeiros tomógrafos do país em 1977.
Além de sua atuação clínica, Feres Secaf foi uma figura importante no âmbito associativo, participando de movimentos significativos para a especialidade, presidindo a Sociedade Paulista de Radiologia (SPR), sendo sócio-fundador e presidente do Colégio Brasileiro de Radiologia (CBR) e vice-presidente do Colégio Interamericano de Radiologia (CIR).
Em 1980, em colaboração com o Dr. Rogelio Moncada da Loyola University, nos EUA, o Prof. Dr. Feres Secaf promoveu o Curso de Diagnóstico por Imagem. A partir de 1994, este curso passou a ser administrado pela SPR e foi renomeado para "Curso de Diagnóstico por Imagem Prof. Dr. Feres Secaf", em homenagem ao seu fundador.
Essa homenagem reflete a imensa contribuição de Secaf para a radiologia, reconhecendo seu papel fundamental na introdução de tecnologias inovadoras e na formação de profissionais da área. Nenhum outro médico seria tão adequado quanto o Prof. Feres para nomear essa iniciativa, dada sua dedicação incansável à radiologia e à educação médica.