Curso Avançado de Imagem em Endometriose

Regulamento

O Curso Avançado de Imagem em Endometriose é um curso da SPR que adota uma modalidade híbrida de ensino, que se caracteriza por mesclar atividades teóricas à distância (online) - que possibilita ao aluno autonomia nos estudos por meio de ferramentas de ensino à distância (EaD), e de atividades práticas presenciais baseadas em estudos de caso e discussões com especialistas.

1.1. Objetivo

O curso tem por objetivo mostrar ao radiologista quais são os limites, vantagens e desvantagens de cada método (Ultrassonografia e Ressonância Magnética), para que saibam reconhecê-los.

Apesar de ser um curso voltado para profissionais que já têm o contato e experiência com RM e/ou US, também atende necessidades de residentes, por abordar alguns assuntos básicos. Todavia, seu objetivo é mesmo falar com o radiologista que já tem familiaridade com a endometriose – é um curso avançado para a sua avaliação.

1.2. Recursos técnicos e pedagógicos

O Curso Avançado de Imagem em Endometriose é composto pelos seguintes recursos técnicos e pedagógicos:

• Videoaulas: aulas gravadas por professores convidados pela SPR, de acordo com o programa elaborado pelos coordenadores de cada módulo.

• Material de Apoio: artigos científicos de domínio público (open access) selecionados e disponibilizados na Área do Aluno pelos coordenadores, professores e/ou tutores de cada módulo

• Comunidades: espaço virtual coletivo de comunicação assíncrona, onde os alunos são estimulados a discutir os temas relacionados ao módulo, podendo dirimir dúvidas sobre os tópicos estudados com os tutores do módulo.

• Atividade de tutoria: será desempenhada por especialistas na área estudada em cada módulo, com disponibilidade para atender os alunos nas comunidades temáticas.

• Avaliação: ao final de cada módulo, o aluno é submetido a uma avaliação, com questões objetivas relacionadas ao conteúdo estudado. 

1.3. Programa

O programa do Curso Avançado de Imagem em Endometriose é dividido em dois módulos: Módulo Teórico, ministrado na modalidade “à distância”, por meio de videoaulas

disponibilizadas na Área do Aluno do site da SPR (www.spr.org.br); e Módulo Prático, realizado durante a Jornada Paulista de Radiologia (JPR), em data pré-definida e divulgada pela SPR.

1.3.1. Módulo Teórico

Composto de 10 aulas com foco em Ultrassonografia e em Ressonância Magnética, o Módulo Teórico abordará desde os tópicos básicos dos exames em endometriose aos mais avançados. Os temas das aulas são:

• RM: Como Diagnosticar Endometrioma e Diferenciar de Outros Cistos Espessos.
• Quais as Maiores Dificuldades na Avaliação de um Exame de Endometriose? Como Evitar Equívocos.
• Endometriose: Correlação Entre os Exames de Imagem (US E RM) e a Laparoscopia.
• US e RM: Análise Crítica e Sem Viés - Afinal, qual o Melhor Método?
• US: Como Diagnosticar Endometrioma e Diferenciar de Outros Cistos Espessos
• Papel dos Exames de Imagem no Diagnóstico de Endometriose e Impacto no Tratamento - Quais Informações o Ginecologista Espera no Relatório.
• Estado da Arte no US: Como Fazer a Avaliação da Endometriose Profunda - Técnica do Exame, Aspecto de Imagem e Perspectivas.
• Diagnósticos Diferenciais de Endometriose e Casos Raros.
• Endometriose e Câncer.
• Estado da arte na RM: Como Fazer a Avaliação da Endometriose Profunda - Técnica do Exame, Aspecto de Imagem e Perspectivas.

1.3.2. Módulo Prático

O Módulo Prático é uma atividade formada por aulas teóricas e estudos práticos de casos, e tem o objetivo de fazer com que o aluno consolide o aprendizado obtido no Módulo Teórico. 

Essa atividade acontece durante a Jornada Paulista de Radiologia (JPR) em data pré-definida pela Sociedade Paulista de Radiologia e Diagnóstico por Imagem, e divulgada previamente na página do Curso Avançado de Imagem em Endometriose, no site da SPR (www.spr.org.br). 

Em caso fortuito ou de força maior, a data e o local de realização do Módulo Prático anunciados pela SPR em seus veículos de comunicação podem ser alterados, não recaindo sobre a entidade a responsabilidade de arcar com eventuais prejuízos do inscrito decorrentes da necessária mudança de data e local.

A inscrição no Módulo Prático é livre. Para participar, o interessado deverá se inscrever no evento em que o Módulo Prático será realizado, obedecendo as regras de inscrição específicas deste evento, e selecionar o Módulo Prático de Endometriose como atividade (ver item 2.2).
 
1.4. Avaliação

A avaliação é parte integrante do Curso Avançado de Imagem em Endometriose. Ao assistir todas as aulas, o aluno será submetido a uma avaliação, a qual trará questões que abordarão os temas estudados. Para ser aprovado no Módulo Teórico, o aluno deverá atingir a nota 75 em sua avaliação.

Cada aluno possui duas tentativas de realização da avaliação. Será considerada como nota final, a nota mais alta alcançada entre as duas tentativas. O aluno pode interromper a execução da avaliação a qualquer momento, fechando a janela do navegador, e retomá-la posteriormente do ponto exato onde foi feita a interrupção.

1.4.1. Prazo para realizar a avaliação

A avaliação final do curso deverá ser realizada até o dia 04/06/2025 (23h59, horário de Brasília) - data de encerramento do Curso Avançado de Imagem em Endometriose. Após essa data, o acesso à avaliação, assim como às aulas, será interrompido.
2.1. Inscrição no Módulo Teórico

As inscrições devem ser feitas pelo site da SPR (www.spr.org.br).

As inscrições no Curso Avançado de Imagem em Endometriose são restritas a membros da SPR que estejam em dia com sua anuidade.

Os prazos e valores de inscrição serão previamente divulgados pela SPR em seu site (www.spr.org.br) e demais canais de comunicação institucionais.

Após a efetivação do pagamento da inscrição, o aluno receberá acesso ao Módulo Teórico na Área do Aluno do site da SPR (www.spr.org.br) em até três dias úteis após a confirmação do pagamento.  

A inscrição no Curso Avançado de Imagem em Endometriose é pessoal e intransferível.

2.2. Inscrição no Módulo Prático

Os alunos inscritos no Curso Avançado de Imagem em Endometriose têm prioridade na inscrição no Módulo Prático, que será realizado durante a JPR, em data e local pré-definidos pela Sociedade Paulista de Radiologia e Diagnóstico por Imagem, e divulgados previamente na página do Curso Avançado de Imagem em Endometriose, no site da SPR (www.spr.org.br). 
 
Para se inscrever no Módulo Prático, o aluno deverá seguir as regras de inscrição da JPR (disponíveis em www.jpr.org.br) em que ele for realizado. 

ATENÇÃO: Por ter vagas limitadas, a simples inscrição no Módulo Teórico do Curso Avançado de Imagem em Endometriose não garante a vaga no Módulo Prático, cabendo ao aluno interessado garantir sua vaga durante o período de disponibilidade.

2.3. Inscrição em lista de espera no Módulo Prático

Caso o interessado não tenha conseguido efetivar a inscrição no Módulo Prático no evento em que a atividade estiver sendo realizada, ele terá a oportunidade de se inscrever numa lista de espera.

Para se registrar na lista de espera, o interessado deverá se dirigir à sala em que o Módulo Prático estiver sendo realizado, antes do horário programado para início da atividade, e solicitar o registro na lista à recepcionista da sala. 

O aluno inscrito em lista de espera será agraciado com uma vaga no Módulo Prático no caso de um aluno que tenha feito a inscrição previamente não se apresentar na sala de aula no horário determinado na programação. Este será considerado “desistente”, sendo a vaga correspondente cedida a outro que tenha feito inscrição em “lista de espera” naquele mesmo dia, cuja chamada será realizada seguindo a ordem de inscrição no local. Os inscritos em lista de espera que forem chamados, mas não estiverem presentes no momento da chamada não serão agraciados com a vaga e essa será concedida ao inscrito subsequente.
 
2.4. Solicitação de cancelamento de inscrição
 
Caso deseje cancelar sua inscrição no Curso Avançado de Imagem em Endometriose, o aluno deverá enviar um e-mail para [email protected] solicitando o cancelamento. As solicitações de cancelamento serão atendidas nas seguintes condições:

Quando o aluno não tiver iniciado o curso:

1) Solicitações de cancelamento de inscrição feitas em até sete dias após a data de inscrição no curso, o valor pago pela inscrição será restituído em 100%;

2)  Solicitações de cancelamento de inscrição feitas do oitavo dia em adiante, contado da data de inscrição no curso e dentro do período de vigência do curso, conforme publicado em "Programação" na página do Curso Avançado de Imagem em Endometriose, no site da SPR, o valor pago pela inscrição será restituído em 90%, sendo retidos 10% do valor pago à título de cobertura de despesas administrativas.

Quando o aluno já tiver iniciado o curso:

1)  O curso será considerado como "iniciado" a partir do momento em que o aluno clicar no link de visualização de uma ou mais videoaulas em sua Área do Aluno ou quando ele cursar o Módulo Prático;

2)  Solicitações de cancelamento de inscrição de alunos que já tenham iniciado o curso, o valor pago pela inscrição será restituído em 90%, sendo retidos 10% do valor pago à título de cobertura de despesas administrativas;

3) Após a visualização de 30% ou mais das aulas online programadas ou após o encerramento do período de vigência do curso, conforme publicado em "Programação" na página do Curso Avançado de Imagem em Endometriose, no site da SPR, a solicitação de cancelamento não será aceita.

2.5. Certificados

Há dois tipos de certificados que podem ser recebidos pelos alunos que cursarem o Curso Avançado de Imagem em Endometriose, os quais estão descritos a seguir

1) Certificado de Aprovação do Módulo Teórico: Será conferido ao aluno que for aprovado com nota maior ou igual a 75 na avaliação do Módulo Teórico. O certificado será disponibilizado em formato digital (pdf), na Área do Aluno (www.sprdigital.spr.org.br)

2) Certificado de Conclusão do Módulo Prático: Será conferido ao aluno que estiver inscrito no Módulo Teórico e que participar do Módulo Prático. Alunos que abandonarem a sala de aula do Módulo Prático antes do encerramento das atividades não receberão o certificado. O certificado será disponibilizado em formato digital (pdf), no site da SPR (www.spr.org.br).

2.6. Data de início e encerramento do curso

A data de início do Módulo Teórico, a data do Módulo Prático, assim como a data de encerramento do curso estão publicadas na página “Programação” do Curso Avançado de Imagem em Endometriose, no site da SPR (www.spr.org.br).

Os alunos terão acesso às aulas do Módulo Teórico no período anunciado no site. Após a data de encerramento do curso, o acesso ao seu conteúdo será interrompido.
O acesso ao curso deve ser feito por meio da Área do Aluno do site da SPR (www.spr.org.br) ou por meio do aplicativo Moodle para smartphones, disponível para download na Google Play e na App Store.
As Comunidades são espaços cujo objetivo é complementar o processo ensino-aprendizagem do Curso Avançado de Imagem em Endometriose, por meio de um ambiente colaborativo onde os alunos podem discutir entre si e com os tutores do módulo os temas abordados nas aulas. É um espaço para troca de conhecimento e informação, além de um canal para contato direto com os tutores a fim de esclarecer dúvidas sobre os tópicos estudados.

Por ser um canal de cunho estritamente educativo, é expressamente proibida a publicação de anúncios publicitários ou qualquer outro conteúdo que não tenha relação com o curso ou com a SPR. Aqueles que desrespeitarem essa norma terão a conduta julgada pelas instâncias cabíveis.
Caso o aluno tenha qualquer dificuldade técnica relativa ao curso ou à Área do Aluno, ele poderá enviar uma mensagem para o e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp (11) 97171-3359, que será atendido o mais breve possível por um analista da SPR.

O horário de atendimento da SPR é de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, exceto feriados, quando não há expediente.
O Curso Avançado de Imagem em Endometriose é uma iniciativa da Sociedade Paulista de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (SPR) que visa o benefício coletivo de seus membros associados, e a reprodução fraudulenta de seu conteúdo é expressamente proibida, podendo o infrator sofrer sanções previstas no artigo 19º do Estatuto da SPR e no Título VII, capítulo II, da lei nº 9.610 de 19 de fevereiro de 1998, além das sanções penais cabíveis.